Teoria da Co-responsabilidade ☼
Recentemente, eu tomei conhecimento de uma teoria psicológica chamada de teoria da co-responsabilidade e ela prega o seguinte: Todos somos responsáveis pelos comportamentos e acontecimentos ao nosso redor, assim como a modificação deles. Podendo nossas atitudes e palavras não só mudarem o fluexo de nossas vidas, mas de todo e qualquer ser humano ao nosso redor em dimensões incalculáveis ou exatas, sendo ele de nosso conhecimento ou não. À primeira vista, eu desconsiderei tal teoria por considerá-la exageradamente catastrófica até que ela se demonstrou aplicada em minha vida de uma maneira trágica.
Pode-se dizer que eu não sei lidar completamente com a perda, se tenho consciência disso atualmente é fácil deduzir há quase um ano atrás como eu era, então, acabei permitindo-me assumir características alheias que não correspondem comigo em geral, são opostas ao meu modo de pensar, agir e minha visão de maturidade. Repentinamente, me encontrei completamente afundado em um veneno chamado individualismo, o que pode ter sido um choque de início. A origem desse comportamento é duvdido ainda, entretanto, enojou-me com a idéia de eu estar me igualando a pessoas assim sendo eu avesso a tais idéias.
O primeiro passo para uma mudança comportamental é assumir o erro e observar suas dimensões para, logo em seguida, encontrar uma maneira coerente de consertá-lo objetivando uma mudança nesta postura incômoda e infrutável. Particularmente, eu optei pela busca de ajuda psicológica profissional e correção tardia de possíveis mágoas a partir da transparência, como também a modificação de pequenas atitudes que possibilitarão o desencadeamento de uma melhora em minha qualidade de vida e, em efeito dominó, daqueles que me cercam.
®
0 comentários:
Postar um comentário