Utilidade da tecnologia ☼
A televisão foi um passo enorme para a mídia e a tecnologia e mesmo que quando lançada não pudesse abranger todas as casas pelo seu preço inacessível para alguns, o que pode não ter mudado mesmo com o passar de tanto tempo, ela tornou-se parte da família entretendo e informando a todos diantes da sua presença. Entretanto, voltemos um pouco no tempo antes de tocar na ferida:
★ 1926 - John Baird é um escocês entediado que inventa a televisão em um dos seus tantos dias ociosos. Particularmente, eu desconhecia tal informação e fui em busca dela no meu grande amigo google.
★ 1934 - Mas foi apenas quando o russo Vladmir Zworykin, que vivia nos Estados Unidos na época, criou o iconoscópio. Pausa para a dúvida. Retomando... Possibilitando assim a utilização prática da amada televisão.
★ Iconoscópio: O Iconoscópio é um instrumento que mostra, em escala reduzida,a imagem de um lugar que vai ser fotografado e permite assim escolher o ponto de vista, a objetiva e a disposição convenientes.
Agora, deixando para lá o resto da história que abrange a televisão em cores, nascimento das emissoras e, recentemente, a televisão digital entre tantas outras coisas vamos tirar o curativo e cutucar a ferida.
Atualmente, eu tenho evitado ligar a televisão porque cada noticiário nos traz novas desgraças causadas pela natureza - influenciadas ou não pela ação humana - e mortes atrás de mortes. Me sinto tão pasmo diante de tais situações que me fogem as palavras para descrever como é desgostoso saber que diante de tanta desgraça o ser humano consegue virar as costas e viver suas vidas como se a paz reinasse em cada cenário deste mundo repleto de vidas. Há, sim, aqueles que sensibilizados com tais tragédias se voluntarizam a ajudar sem esperar qualquer reconhecimento que venha a surgir, mas também há aqueles que vêem isso como uma oportunidade de marketing, ajudando para criar uma imagem diante do mundo. Ridículo egoísmo...
★ Esclarecendo apenas, não censuro a tv por passar adiante tais fatos, mas o mundo e o ser humano pelo egoísmo visível. Só não acredito que a única utilidade da tecnologia seja transmitir desgraças a todos com tantas belezas espalhas aleatoriamente ao redor do mundo.
®
1 comentários:
Eu acho que a TV nunca será verdadeiramente satisfatória em sua função. Tudo que passa nela é fruto de uma pesquisa que só envolve os interesses de uma camada pequena da população. Paga-se pelo preço da omissão, e também pela supervalorização de alguns fatos. O triste é que a imparcialidade da TV possa transformar tudo em espetáculo, inclusive tragédias.
Uma pena.
(gostei muito da sacada do russo que morava nos EUA, ri mesmo!)
Postar um comentário